sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Press Release



PRESS RELEASE |

C’OS DIABOS! DIABOS À SOLTA EM AMARANTE 2010


Artelier? – Teatro de Rua prepara Amarantinos para a maior festa de sempre |

Ao longo dos últimos meses, a Artelier?- Teatro de Rua, em co-produção com o Município de Amarante e URBAN FOLK- Festival para as Novas Tradições, sob a direcção artística do dramaturgo urbano Nuno Paulino implantou um processo de trabalho artístico inovador com os Amarantinos que irá culminar no próximo dia 22 de Agosto com a IV Edição de C’os Diabos! Diabos à solta em Amarante, a edição mais participada de sempre!

Que os diabos vos protejam, e soltem o espírito endiabrado pelas ruas de Amarante no próximo dia 22 de Agosto.

«O diabo está em todo o lado. Ai Belzebu! Raios Partam o Diabo!»

A festa terá início com a bênção dos diabos, cerimónia ritual, que irá envolver os populares na procissão dos diabos com indumentária a rigor no Solar dos Magalhães pelas 21 horas. Manchas de cor “vivas” constituídas por centenas de figurantes, autênticas esculturas plásticas em movimento.

Segue-se a tradicional festa dos diabos que terá início pelas 22 horas, com juntas de bois a abrir o desfile, 10 máquinas de cena compondo quadros de fogo, luz e figuras humanas, personagens que integram a dramaturgia urbana de Nuno Paulino, grupos de diabos organizados, participantes no I Concurso dos Diabos aos prémios de Freguesia dos Diabos, Associação Endiabrada, Casal de Mafarricos, Sou dos Diabos, os populares do dia, e, a encerrar o desfile um grupo de diabos padeiros (Padaria Nova Lusa). A Junta de Freguesia de Travanca participa com um grupo organizado de Diabos, forte concorrente ao prémio Freguesia dos Diabos.

Segue-se o espectáculo de teatro de rua e fogo ao Largo, com projecção multimédia inédita na fachada do Convento de São Gonçalo, a voz do Tâmega em placa elevatória, relembrará aos presentes a(s) história(s) do diabo e da diaba, réplicas em madeira de grandes dimensões de origem hindu, através de meios contemporâneos e arrojados. Participam e interpretam na pele dos diabos, e figuração especial da dramaturgia de Nuno Paulino, o Grupo TAMARANTO, o grupo de Teatro GRUTA Centro Cultural da Livração, a Tuna de S. Faustino de Fridão, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Figueiró, o Grupo Coral de São Gonçalo, o Grupo de Bombos de Lufrei, grupo de canoagem do Clube Aventura Marão, e durante o desfile a participação da Banda Musical de Amarante.

A iluminação tem como base o fogo e efeitos especiais, e um projecto multimédia com VJ e criação de conteúdos vídeo da responsabilidade de Celso Leite (mistura de vídeo e realização) e incorpora ainda excertos dos filmes mandrake de Tiago Pereira, documentário sobre as práticas, superstições e mesinhas). As máquinas de Cena são do Gabinete OVNI (objectos versáteis de natureza insólita - Nuno Paulino e José Arraiolos, Guarda Roupa, e dramaturgia resultarão de uma Interacção grande com o grupo de participantes locais dos grupos de teatro que tem por objectivo aprofundar a resposta criativa amarantina no eixo das novas dramaturgias urbanas.

O espectáculo contará com a participação do recordista do Guiness em pirotecnia, parceiro na produção deste desfile e espectáculo, MACEDOS PIROTECNIA, e os meios para a projecção multimédia de alta resolução a cargo da Empresa Lusoscreen .


Durante os dias 18 e 22 de Agosto de 2010, a preparação artística e logística foi sustentada com a participação de voluntários, oriundos do banco de voluntários da Câmara Municipal de Amarante.

A cidade foi palco de intervenções de “chamamento dos diabos à cidade”, marcas circulares assinalando o centro da cidade, o ponto de concentração da maior participação de diabos de sempre, novas tradições, e fitas vermelhas pelos recantos da cidade, velhas tradições.

A festa no dia 22 de Agosto, após o espectáculo de rua, continuará com o tradicional Baile de Mafarricos, ao som do DJ TONY, projecto musical Tecnopimba, não faltará a queimada, o “pão que o diabo amassou”, prolongando-se pela madrugada, na discoteca SPARK até ao raiar do dia.

A estratégia de comunicação da artelier? – Teatro de Rua contemplou, para além dos meios e suportes convencionais de divulgação, a difusão de rumores, contextos situacionais que alimentaram novas histórias, as quais passamos a divulgar.


BREVE RESUMO DOS RUMORES EDITADOS |

I

VULTO EM AMARANTE E OUTROS FENÓMENOS PROVOCAM O INTERESSE DO INTERNATIONAL SCIENCE FICTION FOLCLORE INSTITUTE-CANADA

Umas sombras escuras que tremem na luz dos claustros da varanda dos reis. Uns círculos Vermelhos á volta de placas de trânsito de Amarante que irradiam uma estranha mensagem, luzes no rio acompanhadas por estranhas figuras brancas. Têm sido variados os relatos provenientes de freguesias do município estranhamente interligadas pela falta de nexo e explicação. Estas Aparições, têm sido registadas por TED COSTA, um emigrante natural de Aboim radicado no Canada desde há 50 anos, dirige o International Science Fiction Folclore Institute, organismo que se dedica a estudar mitos urbanos, rumores e aparições do domínio do folclore popular ligado ao oculto e ao transcendente numa lógica de apropriação das antigas histórias e narrativas com vista à construção das novas tradições. Os relatos de mistérios e aparições em Amarante são recentes e carecem ainda de classificação, TED COSTA, avança a ideia que a existência de cultura popular especifica tais como os DOCES FÁLICOS, “são traços de identidade que no seu início podem ter entranhas dionisíacas ligadas a anteriores rituais de fertilidade, sendo os amarantinos pelo carácter luxuriante da princesa do Tâmega, descendentes directos de Baco, hoje estas aparições fenómenos paranormais”, podem de alguma forma no parecer de TED COSTA ser o símbolo de uma nova escalada da perseguição das Forças de APOLO que actuando enquanto “Poderes Claros”, tentam por todos os meios controlar a natural tendência dos habitantes para a festa popular. Ficamos pois à espera de novas notícias sobre estas estranhas formas de vida que em Amarante têm por estes dias acontecido...Olhos bem abertos, pois estes ficheiros secretos têm tudo para nos surpreender...


II

AMARANTE CONCORRE AO GUINESS "MAIOR NÚMERO DE PESSOAS NA PELE DE DIABO"


A IV Edição C'os Diabos! Diabos à solta em Amarante 2010, pretende mobilizar o maior número de pessoas na "pele de diabos" pelas ruas de Amarante. TED COSTA irá deslocar-se do Canadá para o efeito, para verificar se em 2011, Amarante poderá candidatar-se ao RECORD GUINESS "maior número de diabos à solta trajados a rigor", sem um ensaio preparatório, será demasiado arriscado concorrer directamente ao Guiness, afirma TED Costa. Assim sendo o Science Fiction Folclore Institute promove já este ano um teste junto da população e apela à participação do público amarantino para já em 2010 "sair à rua vestido de diabo" dia 22 por Ocasião dos Diabos de Amarante. Junte-se a nós Vista em 2010, a pele dos Diabos! Para mais informações contacte a junta de freguesia da sua área de residência ou a organização 2010 de C'os Diabos! Diabos à solta em Amarante. Paralelamente a Organização dos Diabos de Amarante promove os PRÉMIOS DIABOS 2010, reúna um grupo de amigos e participe de forma organizada ou espontânea habilite-se a ganhar um prémio. Enquanto isto foi avistada uma moto deitando fumo com um casal de bizarros personagens na estrada nacional 650, Vila Velha de Rodão, que interpelados pela Polícia, mostraram tatuagens avermelhadas redondas enquanto cantavam uma oração peculiar que assim rezava segundo o auto do Guarda Serôdio Tramalga ... OS diabos estão em Todo o Lado ...AI Belzebu raios partam o Diabo...ainda. Segundo o Relato foram sempre ouvidas estrondosas rebentações, associadas a rateares de Sachs V5, sendo insólito pois o casal de fugazes fazia-se transportar numa vespa 125. Ted Costa, procura mais depoimentos que ligam esta aparição, a uma outra em Nariz, Leiria, pequena povoação, onde por diferentes ocasiões neste último mês foram sinalizados fotógrafos cuja luz do Flash ganhava dimensão exagerada ao ponto de atrair uma equipe de investigação do 31 da Armada, grupo de apoiantes monarcas ainda à procura de Luz para o regresso do Quinto Império. Ted Costa considera estas evidentes ocorrências, matéria irrefutável para considerar a actividade paranormal no país, (ainda que em época morta política) espaço de estudo a investir. Em Amarante epicentro dos Fenómenos, montam arraiais a partir de dia 17 no Largo de São Gonçalo, Ted Costa e sua equipe novas aventuras no campo das ciências do impossível rumo às novas tradições urbanas...O Diabo está em Todo o Lado...raios partam o Diabo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário